Minha Figura

NOSSA GENTE: JUCA DO LEITE

Seu Juca

Nascido no dia 28 de dezembro de 1940, José Inocêncio de Oliveira conhecido como Juca do Leite, teve 6 filhos, são eles: Edna, Maria Aparecida, Rosilene, Rosângela, Maria Elite e Ana Maria e se ainda fosse vivo, teria 16 netos, além de 10 bisnetos. Lamentavelmente Juca do Leite nos deixou no dia 31 de janeiro de 2015.

Foi casado com Geralda Beatriz de Oliveira por 50 anos. Dona Geralda teve papel fundamental na vida e na fama de Juca do Leite, pois era ela quem fazia com amor e carinho, o tradicional Doce do Juca do Leite, que ela mesma desenvolveu com maestria e dedicação. Aos acasos da vida, quem acabou levando a fama, foi Seu Juca

Dona Geralda e Seu Juca

Juca do Leite foi pecuarista por toda sua vida, criando gado de leite em suas próprias terras, para cuidar da sua prole, terras essas que até os dias atuais, são de propriedade da família. Vale ressaltar que antes mesmo que a morte o levasse, Juca do Leite, dividiu em vida as terras entre seus herdeiros, evitando assim, que houvessem atritos e discussões póstumas por suas posses. Seu Juca vendia doces e leite pelas ruas de Fortuna, sempre com alegria e disposição, do alto de sua charrete gritando “Olha o doce!” Trazia consigo também uma buzina de mão, que tocava pelas ruas por onde passava, assim portanto ao ouvir o som desta buzina, crianças e moradores já esperavam nas suas portas, pois sabiam que o leite e o famoso doce estava passando. Relevante também é a forma como ocorria e venda do leite com a maioria dos moradores de Fortuna, que ao invés de pagar diariamente pelo leite que Seu Juca levava, juntavam o valor por 1 mês, sendo ao final de cada mês, pago integralmente, representando assim, além de confiança, respeito entre as duas partes.

Após algumas entrevistas com moradores da cidade, os mesmos relataram que Seu Juca era o principal meio de fornecimento de leite da região, então pontualmente sempre por volta de uma e meia da tarde, de segunda a segunda, ele passava, e após vender em Fortuna, ia também a Cachoeira da Prata para realizar sua vendas, e ao voltar, sempre passava na casa de dona Adília ou Tia Ilma para jogar conversa fora porem as crianças da época, iam em sua charrete, conferir se não havia algum doce que sobrou das vendas e o pegavam. Obviamente Seu Juca percebia tal fato, mas relevava por serem inocentes crianças. Ainda durante essas entrevistas, alguns moradores relataram a importância folclórica e cultural que Juca do Leite representa para Fortuna de Minas, nunca sendo homenageado ou tendo um destaque pelo morador ilustre que foi.

Casa da Familia e onde Juca do Leite morou

Recentemente, sua neta Ana Paula, voltou a comercializar os doces de leite, e através de relatos, todos destacam o sabor nostálgico e as lembranças de infância que o doce trás a memoria de quem o experimenta.

Esta é a história de Juca do Leite. Mais do que nunca, Nossa Gente.




Postagem Anterior Próxima Postagem

Post Ads 1

Post Ads 2