LEVANTAMENTO REVELA BAIXA TRÂNSPARENCIA EM 8 PREFEITURAS DA REGIÃO


Um levantamento recente do Observatório Social do Brasil (OSB) revela que oito prefeituras da região apresentam um índice 'péssimo' de transparência com os dados públicos, com Fortuna de Minas figurando em 7º lugar na análise.

O índice, que varia de 0 a 100 pontos, avalia seis critérios: legislações, plataformas, administração e governança, obras públicas, transparência financeira e orçamentária, e participação e comunicação. Foram analisadas as cidades de Sete Lagoas e outras nove cidades vizinhas.

As prefeituras de Jequitibá, Caetanópolis, Cachoeira da Prata, Santana de Pirapama, Fortuna de Minas, Funilândia, Baldim e Inhaúma receberam o índice 'péssimo'. Paraopeba foi avaliada como 'ruim' e Sete Lagoas obteve uma classificação 'regular'.



Segundo informações, o relatório será encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).

O Observatório Social do Brasil – Sete Lagoas (OSB Sete Lagoas) é uma associação civil, sem fins lucrativos, democrática e apartidária, representante da sociedade civil, que tem como missão monitorar a transparência e qualidade na aplicação dos recursos públicos municipais. Por meio do exercício do controle social, visa a eficiência da gestão pública, atuando no monitoramento de compras públicas municipais. Saiba mais e apoie o trabalho do OSB-Sete Lagoas acessando o site aqui.

A coleta dos dados realizada pelo OSB ocorreu no mês de abril de 2024. Em maio de 2024, as prefeituras tiveram a oportunidade de apresentar recursos ao Resultado Preliminar, mas não houve interesse por parte de nenhuma das dez prefeituras.



Tecnologia do Blogger.