Com a pandemia ainda e curso e deixando duvidas em todos, realizamos uma entrevista com a secretária de saúde Ediege Moraes para esclarecimentos referente a área de saúde de Fortuna de Minas.
FOLHA DE FORTUNA: QUAIS SÃO AS AÇÕES EFETIVAS EM RELAÇÃO AO COVID EM FORTUNA DE MINAS HOJE?
EDIEGE MORAES: Como não podemos realizar ações presencial, estamos usando as redes sociais como meio de comunicação para divulgação de das faixa etárias de vacinação, boletins informativos referente o covid-19, decretos e material informativo referente ao covid-19, Dengue, saúde bucal e serviços de saúde.
FOLHA DE FORTUNA: SEGUNDO O BOLETIM EPDEMIOLOGICO QUAL NOSSOS NÚMEROS ATUAIS?
EDIEGE MORAES: Nossos números de hoje 17 de abril são: 345 exames já realizados, desses 277 casos negativos, ha atualmente 1 suspeito em isolamento e desde o inicio da pandemia em março do ano passado somam se 68 confirmados onde desse 64 já foram curados e 4 confirmados encontram-se em isolamento. Felizmente não houve nenhum óbito por Covid no nosso município.
FOLHA DE FORTUNA: NOSSO NÚMERO TEM AVANÇADO MUITO NOS ULTIMOS DIAS, A QUE NA SUA OPINIÃO SE DEVE TAL FATO?
EDIEGE MORAES: O aumento dos casos ocorre devido o vírus está circulando no município e a única forma de prevenção não se contaminação é se proteger e proteger o próximo, fazendo a higienização com álcool 70%, uso de mascar e evitar aglomeração.
FOLHA DE FORTUNA: QUAL NOSSA CAPACIDADE HOSPITALAR HOJE NO MUNICIPIO CASO SEJA NECESSÁRIAS INTERNAÇÕES EM DECORRENCIA DO COVID ?
EDIEGE MORAES: No município temos uma sala de observação estrutura para paciente com covid, vale ressaltar que somos Unidade Básica de Saúde e em caso de paciente em estado de urgência a referência hospitalar é Sete Lagoas, que no momento encontra se saturada e não tem disponibilidade de leito de enfermaria nem UTI e sim uma fila de espera bem considerável.
FOLHA DE FORTUNA: MUITO CRITICADO E COMENTADO ENTRE A POPULAÇÃO, SÃO OS NÚMEROS DE VACINADOS E COMO OCORRE A VACINAÇÃO, QUAL SUA EXPLICAÇÃO PARA OS NÚMEROS QUE SEMPRE DIVERGEM?
EDIEGE MORAES: O número de pessoas cadastradas se diverge do número de pessoas vacinadas devido as pessoas que não eram moradoras, mas mudaram se para o município por motivo da pandemia ou estão na casa de parentes que são moradores de Fortuna.
FOLHA DE FORTUNA: QUANTO A FISCALIZAÇÃO DE AGLOMERAÇÕES, DENUNCIAS E MULTAS, QUAL O PROCEDIMENTO?
EDIEGE MORAES: Ainda estamos na onda roxa, pois fazemos parte da micro região de Sete Lagoas assim mantemos a fiscalização e gostaria de reforça que o chamado para denuncia deve ser realizado pelo 190.
Ainda tivemos a chance de comentar com a secretária de saúde sobres os manifestos ocorridos em Sete Lagoas por parte dos empresários e funcionários pedindo a abertura do comercio local e a mesma nos disse que entende a situação econômica de cada cidadão. Mas que quando colocado em pauta a saúde pública devemos cumprir as regras estabelecidas pelo governo de Minas. Complementa ainda que a situação em Sete Lagoas é muito delicada pois quando necessário transferir um paciente com Covid para enfermaria ou UTI o mesmo não tem capacidade de receber.