A gripe afeta o sistema respiratório, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos. Existe um período onde as pessoas ficam mais propensas a contrair o vírus da gripe, esse período se chama "estações de gripe" e no Brasil ocorre de junho a agosto, por isso a campanha para vacinação contra a influenza/gripe acontece sempre em meados de abril até junho.É importante lembrar que a vacina contra a gripe protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. A composição muda todo ano, de acordo com os vírus da gripe que estão em circulação no período. Por isso, as pessoas precisam se vacinar anualmente para evitar complicações causadas pela gripe e doenças graves, como pneumonia. Pessoas com risco alto de desenvolver complicações pela gripe precisam ser vacinadas todo ano, os idosos fazem parte desse grupo e é fundamental manter a vacina em dia. Pelo fato dos idosos terem uma saúde mais delicada é importante que eles se vacinem antes das "estações de gripe" para prevenir o risco de contrair o vírus.Entramos em contato com a secretária de saúde de Fortuna de Minas Ediege Moraes e as ações de combate ao vírus já iniciaram, ela nos passou as seguintes informações.Em Fortuna de Minas a equipe da Unidade de Saúde já iniciou a vacinação de idosos, começando pelas Zonas Rurais, visto a dificuldade de alguns moradores se dirigirem até a unidade de saúde.Foram realizadas ações no dia 24 abril em Três Barras, dia 02 de maio será em Córrego de Areia e no Dia 08 de maio em Beira Córrego.No dia 12 haverá O Dia D contra a Gripe em Fortuna de Minas na Unidade Básica de Saúde para vacinação dos Idosos e será durante do o dia das 08:00hs as 15:00hs.Toda a campanha irá se encerrar no dia 1 de JunhoLembramos que algumas medidas podem ser tomadas para que evitemos a transmissão do vírus da gripe, como:
- Lavar bem as mãos, principalmente antes das refeições. - Usar lenço de papel para higiene nasal. - Evitar levar as mãos aos olhos, nariz e boca. - Não compartilhar talheres, pratos e copos.
- Manter sempre os ambientes ventilados. - Evitar aglomerações e ambientes fechados. Nas imagens, podem ver registros da vacinação na comunidade de Três Barras